sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AS 100 ÚLTIMAS DICAS PARA A PROVA DA OAB DE DOMINGO-PARTE 4!


1- Impugnação ao cumprimento de sentença – meio pelo qual o devedor se opõe ao cumprimento da sentença condenatória de obrigação de pagar quantia certa.
2- Matérias arguíveis – Art. 475-L, do CPC: falta ou nulidade de citação; inexigibilidade do título; penhora ou avaliação incorreta; ilegitimidade de parte e excesso na execução.
3- A impugnação não terá efeito suspensivo, em regra (art. 475-M, caput, CPC). Porém, o mesmo dispositivo confere ao juiz a prerrogativa de atribuir efeito suspensivo caso o prosseguimento do cumprimento de sentença possa causar ao executado dano de difícil ou grave reparação.
4- Decisão do incidente de impugnação – se extinguir o cumprimento de sentença, cabe apelação. Caso não extinga, caberá agravo de instrumento (art. 475-M, §3º, CPC).
5- Processo Cautelar - Processo Cautelar ≠ Ação Cautelar ≠ Medida Cautelar
6 - Processo Cautelar – é o instrumento pelo qual atua a jurisdição. O processo cautelar é sempre dependente, acessório ao processo principal.
7- Ação Cautelar – é o direito subjetivo da parte de invocar a tutela jurisdicional do Estado no sentido de garantir a efetividade de um processo de conhecimento ou de execução.
8- Medida Cautelar – é o provimento jurisdicional dado em resposta à pretensão do requerente. Pode ser preparatória ou incidental. Pode ser também nominada (típica) ou inominada (atípica).
9- REQUISITOS DE CONCESSÃO DA MEDIDA CAUTELAR
Ø  Probabilidade da existência do direito afirmado pelo requerente (fumus boni iuris).
Ø  Fundado receio de que o direito afirmado pelo requerente sofra um dano irreparável ou de difícil (periculum in mora).
10- CARACTERÍSTICAS DA MEDIDA CAUTELAR
Ø  Instrumentalidade;
Ø  Provisoriedade;
Ø  Revogabilidade;
Ø  Modificabilidade;
Ø  Autonomia;
Ø  Fungibilidade.
11- O que for decidido no processo cautelar não faz coisa julgada material, mas apenas formal.  Exceção: se reconhecer a prescrição ou a decadência (art. 810, do CPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário