terça-feira, 24 de abril de 2012

DECISÃO RECENTE DO STJ SOBRE O PRAZO DE EMENDA À PETIÇÃO INICIAL (Informativo 494)

 Quando a Petição Inicial está em termos, cabe ao juiz dar o chamado "despacho liminar positivo", o famoso "cite-se", nos termos do art. 285 do CPC. Contudo, caso a exordial não preencha os requisitos exigidos na lei para o seu deferimento, o magistrado deve determinar a emenda à inicial no prazo de 10 (dez) dias (art. 284 do CPC).
Ocorre que o parágrafo único do mesmo art. 284 supracitado prevê que é caso de indeferimento da inicial quando o autor não cumpre tempestivamente o dever de emenda.
O STJ há muito vinha mitigando o rigor formal dessa regra e, a partir deste informativo nº 494, podemos dizer que a Corte Superior tem posição cristalizada, pois trata-se de julgamento proferido em âmbito de Recurso Repetitivo pela Segunda Seção. Vejam um resumo básico que preparei sobre prazos no CPC:

Prazo é o lapso de tempo em que o ato processual pode ser validamente praticado. É delimitado por dois termos: termo inicial (dies a quo) e termo final (dies ad quem).
Quanto à natureza, os prazos podem ser dilatórios ou peremptórios. São dilatórios os prazos fixados em normas dispositivas, que podem ser ampliados ou reduzidos de acordo com a convenção das partes (Ex: art. 265, II, CPC). São peremptórios os prazos fixados de forma imperativa, que não permitem qualquer alteração pelas partes (Ex: Resposta do réu – art. 297, CPC). Sobre a regra para as partes poderem reduzir ou prorrogar prazo dilatório, consulte-se o art. 181 do CPC.
Assim, de acordo com a jurisprudência abaixo colacionada, o magistrado deverá aferir no caso concreto a possibilidade de emenda à petição inicial a destempo, pois se trata de prazo meramente dilatório.

Vejam o julgado:


RECURSO REPETITIVO. PRAZO. EMENDA À INICIAL.
A Seção, ao apreciar o REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, firmou o entendimento de que o prazo previsto no art. 284 do CPC não é peremptório, mas dilatório. Caso a petição inicial não preencha os requisitos exigidos nos arts. 282 e 283 do CPC, ou apresente defeitos e irregularidades sanáveis que dificultem o julgamento do mérito, o juiz determinará que o autor a emende ou a complete no prazo de 10 dias. Porém, decidiu-se que esse prazo pode ser reduzido ou ampliado por convenção das partes ou por determinação do juiz, nos termos do art. 181 do código mencionado. Com base nesse entendimento, concluiu-se que mesmo quando descumprido o prazo de 10 dias para a regularização da petição inicial, por tratar-se de prazo dilatório, caberá ao juiz, analisando o caso concreto, admitir ou não a prática extemporânea do ato pela parte. Precedentes citados: REsp 871.661-RS, DJ 11/6/2007, e REsp 827.242-DF, DJe 1º/12/2008. REsp 1.133.689-PE, Rel. Min. Massami Uyeda, julgado em 28/3/2012.

5 comentários:

  1. مقال من افضل المقالات ومدونة ممتازة دائما متفوقة وفي المقدمة تسلموا علي المجهود المبذول في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    ahlan service
    fast track sharm el sheikh airport
    في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    مقابر للبيع

    ResponderExcluir

  2. Esse trecho destaca a importância do "despacho liminar positivo" e do "cite-se" por parte do juiz quando a petição inicial está em conformidade, conforme o artigo 285 do Código de Processo Civil (CPC) no Brasil. No entanto, a necessidade de emenda à inicial em até 10 dias é ressaltada quando a petição não atende aos requisitos legais para deferimento, conforme o artigo 284 do CPC.

    O parágrafo único do artigo 284 estabelece que o não cumprimento tempestivo do dever de emenda é motivo para o indeferimento da petição inicial. O texto menciona ainda que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vinha suavizando o rigor formal dessa regra por um longo período. A partir do informativo nº 494, o texto sugere que a posição da Corte Superior está agora consolidada, especialmente após um julgamento proferido em um contexto de Recurso Repetitivo pela Segunda Seção.

    Em resumo, o trecho aborda procedimentos legais relacionados à admissibilidade de petições iniciais, destacando a relevância do cumprimento rigoroso dos requisitos legais, mas também reconhecendo uma certa flexibilidade interpretativa por parte do STJ.

    "Salalah Tours
    Khasab Tours
    Musandam Tours"

    ResponderExcluir
  3. Parece que você está lidando com uma questão legal complexa. Aconselho consultar um advogado para obter orientação específica sobre o seu caso.

    "أفضل المراكز التعليمية بقطر
    مركز تعليم اللغة الانجليزية في قطر
    مدرسة لغة فرنسية خصوصي قطر"

    ResponderExcluir